segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Não a retenção de documentos de alunos inadimplentes

Comissão aprova proposta de Márcio Marinho que estende direitos a estudantes do ensino profissionalizante

BRASÍLIA (DF) - A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei nº 1.255, de 2011, de autoria do deputado federal Márcio Marinho, que proíbe a suspensão de provas e exames finais, a retenção de documentos escolares e a aplicação de penalidades de caráter pedagógico, no último ano do curso, ao aluno inadimplente de ensino fundamental, médio, superior, ou de instituição de ensino técnico profissionalizante.
Em sua defesa do projeto, o parlamentar republicano lembra que a insuficiência de vagas no ensino público leva muitos alunos a serem matriculados em estabelecimentos privados de ensino, mesmo com elevados sacrifícios financeiros, e não seria justo impedi-los de concluir seus estudos devido à inadimplência momentânea.
O projeto de Marinho estende direitos previstos aos alunos dos níveis fundamental, médio e superior aos estudantes dos cursos de ensino técnico profissionalizante, mesmo em casos onde a educação técnica profissionalizante se dê de modo integrado ou concomitante ao ensino médio.
Em sua justificativa, Marinho lembra que a educação é um direito constitucional. “Não é justo que no final do curso os pais vejam seus filhos impedidos de se formarem e receberem seus diplomas, em razão da inadimplência momentânea. Por isso, em nenhum momento, a instituição de ensino deverá criar qualquer tipo de ação impeditiva ou constrangedora ao aluno inadimplente”, concluiu o deputado republicano.  O projeto segue agora para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
Por Paulo Gusmão - PRB Nacional
Foto: Agência Câmara
Postado por: Paulo Henrique (PH) - Vice-Presidente Estadual

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.