quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"Ser republicano é estar onde o povo está"

Gilmaci Santos é o presidente do PRB em São Paulo e garante que o partido trabalha para eleger um número significativo de parlamentares na próxima eleição. Em São Paulo, a expectativa é passar dos atuais dois prefeitos para, no mínimo, 20. Nesta entrevista, o dirigente diz que faz política com o enfoque voltado para o povo, o necessitado e o desamparado. Ao final, confira uma breve biografia deste republicano.


Deputado estadual Gilmaci Santos


1- Qual o futuro do PRB em São Paulo?

Gilmaci Santos - O futuro do PRB no Estado de São Paulo, na minha opinião e levando em consideração o nosso trabalho, é promissor. Nas eleições municipais de 2008, estávamos em uma situação precária, em que o PRB tinha acabado de ser homologado, não tivemos tempo hábil para instituir o partido em muitos municípios. Na época, muitos deles foram formados para que apenas constasse que a sigla existia; muitos municípios não tiveram candidatos a vereador e, mesmo assim, nós conseguimos eleger um número significativo de vereadores e alguns prefeitos também. Estamos trabalhando para que, no mínimo, formemos 400 diretórios em um universo de 645 municípios, chegando a esse número, acreditamos que elegeremos um número significativo de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

2- Como será a sucessão? Os que estão em mandato serão novamente candidatos?

Gilmaci Santos - Acreditamos que, dos 90, todos terão condições de voltar. Nós os apoiaremos e daremos condições para que continuem conosco, para que venham à reeleição pelo partido. Acredito que todos voltem a ser eleitos.

3- Quais são as metas do partido para as próximas eleições?

Gilmaci Santos - A meta é dobrar o número que fizemos na última eleição porque nós acreditamos que podemos chegar mais longe. Creio que conseguiremos chegar, no mínimo, a 20 prefeitos (atualmente são 2) e 200 vereadores em todo o Estado de São Paulo. Essa é, sim, uma meta possível, não é algo absurdo e iremos lutar para alcançar esses números.

4- A Capital São Paulo terá candidatura própria?

Gilmaci Santos - Nenhum partido fechou os nomes dos candidatos ainda, alguns até têm algumas questões encaminhadas, mas nada certo. O PRB-SP ainda não pode afirmar que terá ou não um candidato próprio, mas é um partido como os outros, com metas e ambições e também tem o desejo de governar a Capital de São Paulo. Mas, para isso, precisamos de nomes e lideranças; já estamos conversando com alguns e ainda não descartamos a possibilidade de lançar uma candidatura própria.

5- O PRB estará em qual base de apoio aqui na Capital e nos municípios?

Gilmaci Santos - Nós damos sustentação ao atual governo do Estado, mas não quer dizer que isso ocorrerá também nos municípios. Cada município tem a sua história e peculiaridade, e estamos trabalhando para que cada um possa fazer a melhor aliança possível para o PRB. É lógico que teremos algumas exceções, mas hoje a visão é de que cada município tome a sua própria decisão.

6- Pensando mais à frente, a ideia é chegar ao governo do Estado com uma candidatura própria?

Gilmaci Santos – O PRB não somente quer chegar ao governo do Estado, como quer alcançar a presidência do Brasil. Sabemos que é uma caminhada longa. Não é um processo em curto prazo mas, sim, em longo. Na verdade, tudo vai depender das novas lideranças que chegarão ao partido. O PRB ainda é um partido novo, fez 6 anos recentemente e eu acredito que mais nomes e lideranças irão chegar. E por que não pensar que em 2014 podemos ter um nome para disputar o governo do Estado? Não podemos descartar essa possibilidade, mesmo porque estamos trabalhando para isso.

7- Qual será o foco de atuação do PRB nessa eleição?

Gilmaci Santos - O PRB-SP tem que atuar dentro do que a presidência do partido nacional tem orientado os diretórios regionais e municipais. Nossa meta de campanha é fazer uma política voltada ao povo, ao necessitado e ao desamparado. Viveremos aquilo que o partido realmente representa – o republicanismo. Ser republicano é estar onde o povo está, seja no gueto, na favela, é estar com o povo sofrido. Temos que levantar a bandeira, sustentar e caminhar com esse ideal do republicanismo para que possamos tentar mudar a situação da política atual; e se fizermos isso primeiro nos municípios, chegaremos ao nível nacional. A ideia é orientar nossos filiados e candidatos para que defendam a bandeira daqueles que têm menos condições e estão desamparados.

8- Os nomes já estão definidos nos municípios?

Gilmaci Santos - Não todos; alguns até estão definidos, outros ainda estão fechando os grupos, mas teremos todo o quadro definido do Estado de São Paulo apenas no dia 15 ou 20 de outubro. O prazo final é o dia 7 de outubro.

9- Quais tipos de lideranças vocês têm procurado para representar o PRB nos municípios?

Gilmaci Santos - Diversas, não temos apenas um segmento específico. Já possuímos lideranças comunitárias e políticas, profissionais liberais. Queremos líderes para que o partido não seja apenas instituído, mas tenha condições de disputar e vencer as eleições.

10- Como será o apoio da Executiva estadual aos municípios nessa próxima campanha?

Gilmaci Santos - Temos procurado regionalizar os diretórios municipais para que fiquem mais próximos. Nosso Estado é muito grande; para se ter uma ideia, temos municípios que estão a mais de 700 km de distância da Capital. Um contato mais próximo fica difícil se não houver a regionalização. Teremos contato mensal ou trimestral através de encontros, e sempre que for possível essa liderança será atendida para que possamos saber das necessidades daquela cidade. Assim será mais fácil ter contato com os problemas de todas as regiões.

11- Há algum nome de destaque que sairá em 2012 e que já pode ser adiantado?

Gilmaci Santos - Estamos trabalhando e em algumas cidades iremos disputar prefeituras com grande possibilidade de eleger nossos candidatos, e isso em cidades grandes e médias. Atualmente, estamos com uma conversa muito boa na cidade de Osasco e lá poderemos até ter uma candidatura própria, uma pessoa que tem possibilidade de se eleger. Estamos conversando e é possível que nos próximos dias isso já esteja fechado. Osasco se destaca no Estado, pois hoje possui quase 1 milhão de habitantes; se isso ocorrer, o partido será muito fortalecido.

12- O senhor acha que o PRB São Paulo já chegou aonde queria?

Gilmaci Santos – Não. Eu acredito que nessa eleição de 2012 daremos passos importantes em direção ao que queremos alcançar.

Por Amanda Fischer

Biografia de Gilmaci Santos:

Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido. Nasceu em 16 de março de 1961, em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Aos 11 anos de idade foi viver na cidade de Osasco, na grande São Paulo. Moleque da fazenda e com uma família consideravelmente grande – são ao todo dez irmãos –, com apenas 14 anos começou a trabalhar.
Gilmaci atuou no setor do comércio varejista, também foi vice-presidente da ABC – Associação Beneficente Cristã. Em 1987, passou a se dedicar ao trabalho de apoio às comunidades carentes, sobretudo na região Oeste de São Paulo. Seu engajamento em trabalhos sociais levou-o a experiências em comunidades do interior e também fora do Estado. Foi candidato a vereador em Cotia por duas vezes. Em 2007, ingressou no curso de Direito. O deputado é casado há 19 anos com Maria Deuseana da Silva Barbosa. Sua plataforma de trabalho engloba promoção social, segurança pública, saúde, educação e direito do consumidor.

Em 2006, Gilmaci foi eleito deputado estadual para seu primeiro mandato, com 65.188 votos. Em março de 2009, tornou-se presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) no Estado de São Paulo. Durante os quatro anos de legislatura, o parlamentar apresentou inúmeros projetos de lei e hoje o PL 602, de 2007, é norma em todo o Estado, e obriga os fornecedores de serviços a disponibilizarem, nas faturas, o endereço completo de suas instalações comerciais. Outros projetos aguardam por votação, entre eles, o PL 295/2010, que proíbe a comercialização de pulseiras coloridas, conhecidas como "pulseiras do sexo" em todo o Estado; o projeto 671/2008, que proíbe a cobrança da "taxa de conveniência", variável sobre o valor do "ticket", na venda de ingressos para shows, teatro, cinema ou qualquer espetáculo pela internet; e o 1239/2009, que institui o "Programa de Combate ao 'Bullying'" nas escolas públicas e privadas do Estado.

Na última eleição, Gilmaci teve 96.976 votos; segundo ele, resultado da confiança conquistada nos últimos anos. Mas, para o parlamentar, o importante é continuar apresentando projetos de lei que atendam às necessidades dos mais desfavorecidos.

O deputado atende diariamente em seu gabinete políticos e moradores de diversas regiões e, por isso, segundo ele, é possível conhecer de perto os problemas que eles enfrentam. Durante sua legislatura, Santos apresentou proposituras destinadas ao consumidor, estudante, mulher, idoso e direito dos animais.



Fonte: PRB Nacional

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.