quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"O importante é que o PRB tem o compromisso de mostrar que existem políticos sinceros"

Com a humildade própria dos que já chegaram à maturidade, o deputado federal Vilalba (PE) admite que tem muito a aprender, mesmo tendo sido vereador por duas vezes na segunda maior cidade de seu estado, Jaboatão dos Guararapes. Essa busca por mais aprendizagem, o faz se identificar com o partido e o leva a crer em um grande crescimento do PRB em todo o País e em seu estado, em particular. Disposto a superar em muito a meta de dobrar os números das bancadas das câmaras municipais e de prefeitos nas cidades pernambucanas, Vilalba mostra disposição para conversar com novos e antigos aliados, sempre que estes estiverem dispostos a fazer “uma política nota dez”, de acordo com os ideais republicanos de transparência e trabalho.


Deputado federal Vilalba (PRB/PE) 


1 - Como presidente do PRB em Pernambuco, como o senhor avalia o crescimento e o potencial do partido para as próximas eleições?
Vilalba - Nós estamos trabalhando firme para, em todos os municípios, alcançar e até superar a meta de dobrar o tamanho de nossa bancada no estado. Quando começamos o trabalho, tínhamos 23 vereadores e dois prefeitos. Temos hoje 35 candidatos a vereador com mandatos e, em 85 municípios, estaremos lançando pelo menos um candidato a vereador em cada. Temos ainda pelo menos 25 pré-candidatos a prefeito. São números que, junto com a qualidade dos nomes, nos permitem acreditar que vamos superar com folga a meta estabelecida pela direção de nosso partido. Vamos ter candidatos e acredito que representantes eleitos em praticamente metade dos municípios de Pernambuco.

2 - A militância e o processo de filiação acompanharam esse crescimento?
Vilalba - Fizemos um trabalho descentralizado, onde as filiações regionais ficaram a cargo dos respectivos presidentes municipais. Conseguimos um grande número de filiações, graças ao empenho dessas lideranças e ao profundo conhecimento que eles têm de suas regiões. Realizamos um grande movimento de filiação em massa em todos os municípios e com um grande reforço em Recife. O importante é que não vamos parar esse processo, pois as filiações devem seguir independentes do calendário eleitoral. Não queremos só candidatos, mas quadros que ajudem a desenvolver nosso partido.

3 - A eleição de uma mulher (a ministra Ana Arraes) para o TCU demonstra a força política do estado de Pernambuco no cenário nacional. Como o senhor avalia essa importância e de que forma o PRB ajudou na eleição da ministra?
Vilalba - Em nosso estado, participamos de reuniões, junto com o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, com o governador Eduardo Gomes e a então candidata a ministra. Foi um encontro onde consolidamos a posição do partido de apoio a Ana Arraes. Claro que é importante e é um reconhecimento termos um nome como o de Ana Arraes, cujo sobrenome faz parte da história política de nosso estado, em um órgão como o Tribunal de Contas. E a participação do PRB foi importante, pois o partido mostrou empenho e união em torno de um nome. Esse empenho é resultado de uma aliança que temos com o governo do estado. Pernambuco ganhou muito com essa eleição. E o Brasil também, pois acreditamos na competência da ministra.

4 - O PRB, na contramão de outras siglas, tem conseguido trazer jovens e pessoas que estavam arredias às atividades políticas para a vida partidária. Qual é o motivo dessa reabilitação da política pelos republicanos?
Vilalba - Ações, trabalho, transparência. Isso tudo gera respostas, pois embora saibamos que a classe política hoje está desacreditada, com muitos problemas e denúncias, esses problemas sempre existiam, mas ganharam dimensões maiores nos últimos anos. Talvez porque exista mais fiscalização. O importante é que o PRB tem o compromisso de mostrar que existem políticos sinceros, dispostos a trabalhar pela população. Quando você mostra isso, resgata a credibilidade dos políticos e da atividade política.

5 - Como o senhor avalia a proposta do PRB de fazer um novo tipo de política?
Vilalba - O PRB está em um bom caminho. O PRB aposta na renovação. Veja o exemplo de nosso portal, que é de acesso livre a todos e traz informações de todos os espaços de nosso partido. Essa transparência nas atividades e amplitude dos pontos de vista é que mostra o bom caminho que o PRB está fazendo.

6 - Em relação ao seu mandato de parlamentar federal, de que forma essa experiência pode ajudar no seu futuro político?
Vilalba - Eu fui vereador em Jaboatão dos Guararapes (segundo maior munícipio do estado) por dois mandatos. Quando eu cheguei a Brasília, apesar da experiência parlamentar, claro, tive que me adaptar. Mas isso foi possível e creio que galguei novos patamares na atividade de deputado. Por exemplo, como titular na Comissão de Desenvolvimento Urbano, fazendo um trabalho muito importante na busca por soluções de transporte urbano, na destinação e na reutilização dos resíduos sólidos. Também atuo na Comissão de Defesa do Consumidor. Sei que tenho muito a aprender, pois ainda estou no primeiro mandato como deputado federal, mas essa visão macro que o exercício parlamentar federal me dá é importante para o meu crescimento e para a descoberta de soluções alternativas em outras partes do País.

7 - O senhor já tem uma definição sobre seu futuro político?
Vilalba - Ainda não. Vamos cumprir nosso mandato e ver também o interesse do partido. As metas do político Vilalba não são dissociadas dos interesses do PRB.

8 - O senhor acredita que em seu estado será repetida a aliança vencedora das últimas eleições?
Vilalba – Ainda está muito no começo para definirmos isso. Somos da aliança do governador em nível estadual, de forma que há abertura para o diálogo, mas as realidades municipais podem ser diferentes e são. Muitas vezes, uma aliança em nível estadual está inviabilizada em níveis municipais, por divergências, às vezes irreconciliáveis, entre atores políticos. Isso não é ruim, é próprio de uma atividade tão diversificada como a política. Posso dizer que nossas conversas com o governador são muito positivas, mas cada cidade tem sua particularidade e essas serão levadas em conta na hora das alianças, que serão firmadas priorizando propostas de governo que atendam ao jeito republicano de fazer política.

9 - O que é preciso para se aliado do PRB no estado?
Vilalba - Se filiar ao partido (risos)! Na verdade, queremos aliados que conheçam o que é o PRB. Que tenham identidade com nossa política de transparência e trabalho. Que nos identifiquem como um partido novo, um partido leve, um partido que tem crescido muito, mas sem perder sua identidade. Veja que na última legislatura tínhamos um deputado federal. Hoje já temos dez. Creio que o momento é de crescermos ainda mais, em nível regional, de forma a criar novas lideranças comprometidas com o Brasil 10 que queremos.

10 - Para o senhor, ser 10 é?
Vilalba - Ser 10 é ser transparente. Ser 10 é procurar ser melhor. É buscar uma saúde 10, uma educação 10. Dez pra mim é uma busca pelo ideal. Ser 10 é ser PRB!

Por Paulo Gusmão

Fonte: PRB Nacional

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.