segunda-feira, 3 de outubro de 2011

programa do TSE mostra o aumento da participação feminina na política


A participação feminina na política brasileira vem crescendo a cada ano. Além do fato de as mulheres representarem mais da metade dos eleitores do país, em 2010, por exemplo, foi eleita a primeira mulher presidenta da República, assumindo o mais alto cargo político da nação. O tema é destaque do programa Brasil Eleitor desta semana.




Reportagem do quadro Você e a Política mostra que muitas mulheres hoje têm alcançado importantes postos no setor público e cargos de liderança. Novas leis têm previsto uma maior participação feminina na política, como a Lei nº 12.034/2009, a chamada minirreforma eleitoral, que entre outros aspectos determina que os partidos políticos destinem 5% do Fundo Partidário a ações de incentivo à candidatura de mulheres.



Papel da Justiça Eleitoral:

Esta edição do programa também explica qual é o verdadeiro papel da Justiça Eleitoral brasileira, criada em 1932. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a mais alta corte eleitoral do país, tem entre suas atribuições organizar as eleições, combater as fraudes no processo eleitoral, garantir os direitos constitucionais, exercer o papel de polícia judiciária e julgar crimes eleitorais.

Biometria:


O Brasil Eleitor desta semana mostra ainda como está sendo realizado o recadastramento biométrico dos eleitores de Jundiaí-SP, que começou em julho deste ano. A Central de Atendimento ao eleitor do município conta com uma seção específica para quem tem prioridade, garantindo acessibilidade aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

A acessibilidade também é tema de outra reportagem do programa, que apresenta projeto do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). A corte rondoniense oferece toda a estrutura para atender os eleitores com algum tipo de deficiência, contando, inclusive, com intérpretes voluntários de libras.

Com a iniciativa, o TRE-RO está fazendo a inclusão dos eleitores com deficiência, medida especialmente importante neste momento, uma vez que o Estado começou a realizar o recadastramento biométrico dos votantes de algumas localidades com foco no pleito municipal de 2012.

História:


Em uma viagem pelo tempo, o programa ainda mostra como era uma urna eleitoral em 1750, e conta a história de um eleitor de 100 anos, que vivenciou a evolução do processo eleitoral brasileiro e ainda hoje participa ativamente das eleições.

Alcance:


Produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor é veiculado por 27 emissoras de televisão de todo o país, incluindo a TV Cultura e a TV Justiça. Os vídeos também podem ser assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE.


Fonte: TSE

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.