Um almoço, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, em pleno domingo, marcou o encontro do médico Ricardo Baratieri, pré-candidato à prefeitura pelo PT, com a deputada estadual Angela Albino, pré-candidata e presidente estadual do PC do B. Baratieiri e o presidente municipal petista, o ex-vereador Nildomar Freire, retiraram a formalidade da conversa e afirmaram que se tratava de um encontro “social”.
Nildão confirmou, ainda, que não há encontros oficiais definidos com a cúpula do PC do B. Nos bastidores o assunto, ganhou novo contorno nos últimos dias. Figuras proeminentes como o ex-deputado José Dirceu, de São Paulo, um dos líderes nacionais do PT, entraram em campo. Dirceu está entre os quem querem ter reeditada a Frente Popular, em síntese, os petistas da Capital junto com os comunistas.
Não é de hoje que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) também defende a aproximação, com flagrante preferência por Angela Albino na cabeça de chapa. Há, em paralelo, conversas entre os petistas que apontam na direção de uma coligação com o PMDB, ala que tem no vereador Márcio de Souza, cotado para ser o vice de Gean Loureiro, o seu maior representante, e que faz parte de um projeto nacional. Souza, aliás, tem feito um desafio: a proposta de uma chapa pura com Baratieri e ele, para contrapor a quem o acusa de pregar o apoio ao candidato do prefeito Dário Berger.
O PT de Florianópolis ganhou o status de noiva da eleição. A mesma posição que o PP tem para Cesar Souza Junior (PSD). Mas não pensem que as coisas estão tão matemáticas assim, pois existem conversas, ainda informais, entre petistas e pepistas. Enquanto junho, data fatal das convenções, não chegar, tudo é possível.
O principal
Ricardo Baratieri alerta que o ponto-chave nas negociações é criar uma projeto que privilegie políticas públicas para Florianópolis.
Acredita que uma proposta consistente possa empolgar a cidade, sem excluir que a eleição deve ocorrer em dois turnos, o que significa que o PMDB pode ser um parceiro em algum momento.
Fonte blog do Azevedo DC
0 comentários:
Postar um comentário