Paulo Henrique (PH) Coordenador Regional |
O cenário da cidade era "incompatível" com as lembranças da enchente que devastou o Vale e a Foz do Rio Itajai em novembro de 2008. As ruas, praças, e as casas de alguns bairros (em sua grande maioria), estavam totalmente limpas, como se nada tivesse acontecido.
Em se aprofundando para a periferia da cidade, chegando a população dos bairros menos favorecido pelo poder público, percebi que o valor ético e moral da cidade está ali. Itajai é um reduto de bravos guerreiros; "gigantes pela própria natureza".
Grande parte da população desdes bairros é compostas por imigrantes brasileiros, que em sua grande maioria são oriundos, do interior do estado, e dos estados vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, com grande concentração de imigrantes do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo estes dois últimos em função do vínculo portuário entre as cidades.
A economia da cidade é voltada para a atividade portuária, e este foi um fator negativo da "herança", deixada pela enchente de 2008: O porto foi atingido violentamente pelas águas e ficou quase três anos operando sem a sua totalidade, trazendo um impacto direto na vida comum do cidadão.
Os interesses políticos do governo municipal e estadual estiveram sempre acima dos interesses da população. Mesmo o Presidente da República, à época estando pessoalmente na cidade e "liberando" todo tipo de recursos do governo federal para a revitalização da cidade, os "governantes brigavam" para serem os pais dos recursos, de maneira que pudessem perpetuar seus nomes para o eleitor.
O que se poderia esperar de políticos com raízes amargas? Ora o "poderoso" Partido dos Trabalhadores (PT) havia acabado de "perder de maneira inédita" a eleição municipal de 2008 em Itajai para o "circunstâncial" Partido Progressista (PP), que é da base do governo federal desde 2006, mas em Santa Catarina, apoia o que lhe for mais benéfico, e no caso de Itajai, foi o então Partido da Frente Liberal (PFL) da família Bonhausen (Hoje PSD) que é "inimigo" histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) e "amigo fraterno" do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) que a época governava o estado.
Pronto: O impasse estava criado. Quem seria o pai da criança? Afinal filho bonito, todos querem "batizar". Enquanto uns se movimentavam para acelerar a liberação da verba para socorrer as vítimas, outros se empenhavam em ser o responsável da liberação da verba, e assim por diante. Foi nesta época que chegamos ao estado e a cidade.
Os seis primeiros meses após a enchente foram muito difíceis, muitas empresas deixaram a cidade, moradores abondaram suas casas, entretanto com a chegada do sol e das verbas federais, a população "literalmente levantou a cabeça e deu a volta por cima". Em poucos meses a cidade se transformou e a tragédia ficou apenas nas lembranças e histórias de superação deste povo valente.
Em 2011, houve outra enchente, mas desta vez as ações do governo federal através de diversas obras no Vale e na Foz do Rio Itajai, surtiram efeito positivo na cidade de Itajai. A proporção catastrófica foi menor, e por ter acontecido, após mais um período eleitoral em que o PT sofreu outro revés, desta vez no estado, fez-se "panos quentes" por ambas as partes, haja visto que o PT não tem nome para 2014 para o governo do estado e muito menos em Itajai para 2012, de maneira que, não tinha como "fazer outra birra" com os governos municipais e estaduais.
O ganho foi da população, que obteve os recurssos federais e estaduais de maneira rápida e objetiva. Os caciques do PT, munidos de cargos nos primeiros escalões do governo federal, posaram para fotos com o prefeito da cidade. Em 2012 tem novas eleições.....
Tenho feito várias visitas nos bairros e pude constatar que "Graças a Deus" que em Itajai residem muitos brasileiros como você, que veio de outra cidade, de outro estado e contribui de maneira significativa para o desenvolvimento da cidade, sem olhar para o preconceito e discriminação em função de sua origem migratória.
Forte Abraço
Paulo Henrique (PH)
Coordenador Regional do PRB na Foz do Rio Itajai
Presidente de Honra do PRB de Itajai
0 comentários:
Postar um comentário