quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quatro forças despontam no cenário pré-eleitoral em Itajaí

Prefeito Jandir Bellini (PP) e o deputado federal Paulinho Bonhausen (PSD)

O ano começou com quatro forças políticas dominando no cenário pré-eleitoral de Itajaí. Mas, sendo uma eleição de turno único, há quem aposte que as três candidaturas de oposição possam acabar se unindo para tentar impedir a reeleição de Jandir Bellini (PP).


tajaí é uma das principais apostas do PP nas eleições deste ano, já que é atualmente o maior município administrado pelo partido no Estado. O PP busca contar com o apoio do PSD, que hoje já está representado no governo pela vice-prefeita Dalva Rhenius. A sigla ainda mantém conversas com PTB, PPS, DEM e PMDB.


Entre os partidos de oposição, a leitura é que existe um "sentimento de mudança" entre os eleitores, o que poderia motivar a formação de uma ampla coligação para disputar com Bellini.


Pelo PT o pré-candidato é o vereador Níkolas Reis, reeleito como o mais votado do partido em 2008. O petista deve assumir um discurso pela renovação, principalmente depois que o ex-prefeito, deputado estadual Volnei Morastoni, abriu mão da disputa.


O PSDB aposta no nome do médico Deodato Casas, atual presidente da executiva municipal. Os tucanos vem conversando com o DEM e também já procuraram lideranças do PCdoB, PDT e tentam atrair o PT para uma composição.


O DEM tem como pré-candidato o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Pissetti, que está em seu segundo mandato. O partido avalia Pissetti como um candidato forte e vem buscando costurar alianças. Conversas vem sendo mantidas com PSDB, PMDB e PT. 



Por: Natália Viana - natalia.viana@diario.com.brFonte: Diário Catarinense Postado por: PH

Penso que, mais uma vez, a reportagem do jornal, não se aprofundou nos fatos. A matéria "não menciona" que apesar da folga de mais de 70% nas pesquisas de intensão de votos, o prefeito Jandir Bellini (PP), pode ter seus direitos políticos caçados em função de uma Ação de Improbidade Administrativa referente ao seu primeiro mandato no executivo itajaiense. 


Este fato mudaria radicalmente, qualquer leitura atual. O processo está tramitando no STF. A constitucionalidade da "Lei da Ficha Limpa" determinará este fato.

Em leitura, simples, caso isto venha a acontecer, percebe-se que o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), pode ser o nome a substituir o prefeito, uma vez que a irmã do prefeito (sua "herdeira politica") e a atual vice-prefeita, são inconsistente, de maneira que, assim como na capital, o "grupo político multipartidário", para atender os interesses do "novo partido", viabilizará a chamada "Poli-aliança" com o PMDB, DEM, PP e o PSD, de maneira que a pré-candidatura do DEM não passa de "balão de ensaio".

A esquerda em Itajai está sem identidade. A maioria dos partidos da base do governo federal (PDT, PMDB, PRP, PR, PP e PV), compõem a administração municipal. Agrava-se a este fato a "derrota" vergonhosa do PT em 2008, tendo como principal responsável pela vitoria de Jandir Bellini (PP) o deputado federal Paulinho Bonhausen (PSD). O eleitor itajaiense, já esperava uma desistência do ex-prefeito Volnei Morastoni. 


O PT de Itajai, assim como em Florianópolis, não possui quadro para majoritária, e se vê obrigado a atuar como coadjuvante de seus adversários históricos, em Itajai seria vice do PSDB (Imagine como ficaria a eleição de 2014).

A matéria não menciona em nenhum momento o PRB, que também, tem proposta para a cidade através de seu presidente municipal Beto Pacheco, seus pré-candidatos a vereadores e um bom nome como pré-candidato a prefeito, com trânsito no setor pesqueiro e portuário: Antonio Momm.


Forte Abraço

PH
Vice-Presidente Estadual
Coordenador Regional do PRB da Foz do Rio Itajai
Presidente de Honra do PRB de Itajai

2 comentários:

Unknown disse...

Interessante teu texto em PH?
a esquerda nao tem identidade?? o PT sermpre foi e é oposição ao atual governo e seu modo de administrar a cidade, alem do que temos quadros sim para disputar uma candidatura, e lançamos o vereador Nikolas como pré candidato a prefeito.

Vale destacar que em 2008 o PRB estava na aliança com o JANDIR BELLINI e tbm vale destacar que o cidadao antinio Moon foi secretário no governo Volnei morastoni-PT

Unknown disse...

Prezado "companheiro(a)anônimo"

É fato que a esquerda está sem identidade em Itajai; e contra este fato não há argumentos.

A matemática é simples: PV + PR + PDT + PSB + PMDB + PRP e outros partidos da base federal = Governo Jandir Belini (PP)

Desejo sucesso ao companheiro vereador Nikolas, mas ele também sabe que está sendo "rifado". É jovem e com o nome consolidado em mais um bom mandato poderia ter chances reais. Fora do "poder" ficará mais difícil. Porque o deputado Volnei Morastoni desistiu? Medo de repetir 2008? Medo de encarar o alto índice de aprovação do governo Jandir? Ou seria porque o seu "fiel (?) escudeiro" do PDT, que em 2008, passava em carreata com "frangos de plásticos" na mão, agora é "franquista" de carteirinha.

É verdade, em 2008 o PRB não tinha a identidade que tem hoje. Em Itajai e em todo estado. Isto também é fato. Por este motivo que a Executiva Nacional do PRB nos mandou para cá.

Por favor, poderia dizer porque o companheiro Antonio Moon deixou o "Jeito PT de governar" e veio para o partido que é 10?


"Não tenho medo da morte, temo é a desonra" - Zé Alencar (In Memoriam)

Postar um comentário

Blog Archive

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.