sexta-feira, 2 de setembro de 2011

deputado quer acabar com voto secreto




Após absolvição de Jaqueline Roriz, relator quer

 incluir na pauta PEC que acaba com voto secreto

Carlos Sampaio acredita que resultado poderia 

ter sido diferente com votação aberta

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), relator do processo de cassação de Jaqueline Roriz (PMN-DF), deve se reunir na próxima semana com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para pedir a inclusão na pauta da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto nos processos de cassação de deputados. A proposta aguarda a votação em segundo turno há seis anos.

Carlos Sampaio acredita que, se o voto fosse aberto, o resultado da votação de terça-feira no processo que absolveu Jaqueline Roriz poderia ter sido outro. Ele defende que os eleitores possam saber como seus candidatos se manifestam nas votações em plenário.

Por 265 votos a favor e 166 contra, Jaqueline Roriz foi absolvida da acusação de quebra de decoro parlamentar. Para a cassação, eram necessários 257 votos contrários. A deputada foi filmada, em 2006, recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do esquema do mensalão no DF. Para se defender, ela argumentou que o fato ocorreu quando ainda não era deputada federal.

Sampaio afirmou que "no caso dela foi comprovada a quebra do decoro. Não era caixa 2, ela recebia o dinheiro de esquema de corrupção mesmo". Ele disse ainda que o que Jaqueline fez "é muito pior que caixa 2".

A PEC que acaba com o voto secreto foi aprovada em primeiro turno em 2006, por 383 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções. Na época, o Congresso enfrentava o escândalo do mensalão, que cassou o mandato de três dos mais de dez acusados: José Dirceu (PT), Roberto Jefferson (PTB) e Pedro Corrêa (PP).

Se aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado, a proposta acaba com o voto secreto em todas as deliberações do Congresso. 'A votação da PEC é aberta. Muitos deverão votar a favor por receio da reação da opinião pública. Mas não importa. O importante é aprovar a matéria', destacou Carlos Sampaio.

0 comentários:

Postar um comentário

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.