segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em Florianopolis, eleição aberta


O Partido dos Trabalhadores formalizou no sabado dia 03, a indicação do nome do presidente municipal, Nildomar Freire, como candidato a vice-prefeito na chapa da deputada estadual Angela Albino, do PCdoB. O novo fato politico aconteceu na sede da Federação dos Comerciários, com festa para os dois candidatos. Pela primeira vez na história o PT fecha aliança para apoiar uma candidatura do PCdoB.
Há quatro anos, os dois concorreram à Prefeitura, juntamente com Dário Berger(94.077 votos), Esperidião Amin(59.858), Cesar Souza Junior, Afrânio Boppré e Joaninha de Oliveira. Angela e Nildão não conseguiram passar para o segundo turno. A candidata comunista obteve 29.537 votos, contra 16.172 de Nildomar Freire. Seu principal adversário, o deputado Cesar Souza Júnior, do PSD, conquistou, em 2008, 30.834 votos.
O cenário das principais candidaturas fica agora dependendo apenas da decisão do PSDB, entre as principais legendas. Há forte tendência dos tucanos apoiarem Cesar Júnior. Foram eliminadas as resistências do presidente Leonel Pavan e do pré-candidato, João Batista Nunes. Está faltando apenas o aval do deputado Marcos Vieira, que tem procuração para encaminhar as negociações. O presidente Walter Luz, dr. Juca, é pela coligação com o PSD. Motivo: ele foi candidato a vice de Cesar Junior na última eleição. O deputado do PSD tem o apoio do PP, que indicou João Amin de vice, e do PSB. Trabalha para contar com o DEM do empresário Doreni Caramori.
Indefinição
Nos últimos dias nunca se falou tanto sobre alianças na Capital. O deputado Gean Loureiro, candidato do PMDB, deixa a Secretaria do Governo na terça-feira. Tem conversado muito com os tucanos e os democratas. Selou coligação ontem com o PPS. Tem o PDT, o PTB, o PV e outros cinco nanicos, o que lhe garantirá mais de 8 minutos de TV. Loureiro tem três opções: fechar com o DEM e ter Doreni Caramori de vice; aliar-se ao PSDB e contar com João Batista de vice; ou lançar chapa pura, onde desponta com vice o professor Rodolfo Pinto da Luz, o nome do prefeito Dário Berger.
A disputa eleitoral deste ano em Florianópolis vai contar com três apoios estruturais diferenciados. Gean Loureiro terá a máquina da prefeitura para azeitar sua campanha; Cesar Souza Júnior contará com o esquema do governo do Estado; Angela Albino espera contar com o poder de fogo do governo federal e a militância petista.
O desafio maior de Cesar Souza Júnior será o de tentar vencer no primeiro turno. Passando para o segundo com Gean Loureiro ou com Angela Albino, corre o risco de ter a soma dos adversários. Gean terá que melhorar os números no inicio da campanha para se mostrar viável. E Angela mostrar-se candidata palatável, eliminando preconceitos ideológicos. No segundo turno é a mais viável dos tres.
Faltando quatro meses, há apenas uma certeza: a eleição de Florianópolis está totalmente aberta.

0 comentários:

Postar um comentário

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.