sábado, 28 de janeiro de 2012

Crivella: "O prédio já não estava bem"


O senador Marcelo Crivella PRB/RJ, apresentou em agosto do ano passado um Projeto de Lei que, se aprovado, poderá evitar que prédios desabem. O texto prevê a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (LITE). Na quarta (25/01/2012), três prédios caíram no centro do Rio de Janeiro. Até o momento, foram confirmadas 17 mortes. Segundo o senador, “se os engenheiros tivessem visto antes e tomado as medidas necessárias, certamente não teríamos essa tragédia”. 


Veja entrevista exclusiva concedida ao Jornalista Claudio Humberto:  

CH: A tragédia do Rio pode ter acontecido por falta de prevenção?


Crivella: Eu acho que se os engenheiros tivessem visto antes e tomado medidas certamente não teríamos essa tragédia. Desconfia-se que a causa mais provável seja por causa da reforma, que pode ter prejudicado a estrutura. Porém, nos cálculos modernos, os prédios não caem só porque você feriu uma viga – o prédio já não estava bem há muito tempo. Nós poderíamos ter evitado essa tragédia.

CH: Qual o objetivo do projeto?
Crivella:  O objetivo é conferir as estruturas de edifícios com mais de 30 anos. Depois desse tempo, é preciso que um engenheiro vá lá e observe os pilares, as colunas, as vigas e as lajes. Esse projeto tem três aspectos importantes: a segurança das pessoas, a movimentação da engenharia civil e, por último, a renovação arquitetônica das cidades. Prédios como aqueles, com mais de 50 anos, tem uma arquitetura superada, então, se tiverem colapso das estruturas, eles ficam sem viabilidade econômica, fica ali [abandonado]. É importante ocupar a engenharia nacional no estudo dessas estruturas.
CH: O projeto prevê quais tipos de avaliações nos edifícios?

Crivella:  Quando a gente vai fazer um projeto, ele tem que ser apresentado para a prefeitura. Mas as prefeituras vão examinar os aspectos arquitetônicos do projeto, ela vai se ater às normas municipais de uso - a estrutura a prefeitura não confere porque não quer assumir a responsabilidade. Ninguém será responsável, só o engenheiro. Pelo projeto, são eles que vão verificar se existe deformação, se elas apresentam fissuras, trincas e se existe exposição do aço.
CH; Como está a tramitação da proposta? Quais as dificuldades para aprovação?

Crivella:  Eu acho que com esse acidente nós vamos sensibilizar os colegas para aprovar um regime de urgência e mandar pra Câmara dos Deputados. Devemos chamar o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), chamar os estudiosos da engenharia, chamar as empresas para conversar e debater – buscar o que as pessoas pensam. O importante é que tenha uma lei para verificar essas estruturas.

Fonte: Assessoria do senador Crivella
Fotos: Cedida
Postado por: PH

0 comentários:

Postar um comentário

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.