Presidentes das câmaras de Herval e Joaçaba, Delegado André, Vereador Chico (PRB),
Assessoria de comunicação CMJ
Adriana Panizzi
Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Joaçaba, cerca de 60 a 70% das ocorrências estão relacionadas à violência doméstica contra a mulher. A informação, apesar de não ser uma novidade e parecida com muitos outros municípios, é preocupante, na opinião do vereador Francisco Moreira Lopes.
Tanto que, o vereador apresentou na Câmara de Vereadores de Joaçaba uma indicação sugerindo que seja implantada em Joaçaba uma Delegacia da Mulher, do Idoso, Criança e Adolescente.
A proposta do vereador é para que a delegacia possa atender aos municípios de Joaçaba, Herval D’ Oeste e Luzerna.
O vereador Chico Lopes, a presidente da Câmara de Joaçaba, Sueli Ferronato e o presidente da Câmara de Vereadores de Herval D’ Oeste, Mauro Martini, estiveram na cidade de Videira para conhecer a Delegacia da Mulher implantada naquela cidade em 2010.
O grupo foi recebido pelo Delegado André Luiz Bermudez Pereira. O presidente da Câmara de Luzerna, Moises Diersmann também foi convidado mas, devido a outros compromissos não pode acompanhar a visita. Tanto Martini como Diersmann aprovam a iniciativa.
A Câmara de Vereadores de Joaçaba já oficializou a indicação do vereador ao governo do estado, através da Secretaria da Segurança Pública. Segundo Chico a ideia agora é buscar apoio dos segmentos organizados e representativos das três cidades e reforçar a solicitação já feita junto ao governo.
De acordo com a Lei Maria da Penha, considerada um marco no combate à violência contra mulheres, é considerada violência doméstica e familiar contra a mulher "qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial"
.
0 comentários:
Postar um comentário