quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Protesto de comerciantes por revitalização do Terminal Cidade de Florianópolis



Eles querem a transferência das linhas de ônibus intermunicipais para o antigo terminal.

Marco Santiago/ND
manifestação comerciantes centro Terminal Cidade de Florianópolis
Comerciantes querem solução para o Terminal
Atualizada às 11h15
Comerciantes do entorno do terminal municipal de ônibus Cidade de Florianópolis fizeram um protesto nas ruas na manhã desta quinta-feira. Eles fecharam as portas de seus estabelecimentos por uma hora para reivindicar o cumprimento de uma antiga promessa da prefeitura, a de transferir as linhas de ônibus intermunicipais para a estrutura, hoje tomada por mendigos que a usam como dormitório.
Os comerciantes percorreram ruas do Centro até a sede da prefeitura, na Tenente Silveira. A concentração na praça Fernando Machado teve início às 9h30.
Segundo o secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva, a mudança das linhas só acontecerá depois da conclusão das obras, exigidas pelo Ministério Público, que estão sendo efetuadas no antigo terminal. Já o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, diz que as obras estão dentro do prazo e que a estrutura deve estar terminada esta semana ainda. Depois disso um corpo técnico irá até o local para vistoria.
Depois dessa fase terminada, o terminal será entregue a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, que fará a mudança de linhas intermunicipais de forma gradativa. Apesar de estar dentro do prazo, Medeiros admite que a obra começou bem depois do previsto. Para ele a manifestação se fez em momento inoportuno. “Não concordo com a manifestação nessa época”, disse o secretário de Obras.

Oliveira Mussi
@Mussi_ND
FLORIANÓPOLIS
Read more »

TRE disponibiliza telefone para eleitores tirarem dúvidas


As informações também estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

A partir desta quinta-feira (27), o público poderá sanar dúvidas sobre as eleições 2012 por meio da Central de Atendimento ao Eleitor. O serviço funcionará do dia 27 ao 30 de setembro das 8h às 20h, do dia 1º ao dia 06 de outubro das 8h às 22h, e no dia das eleições, 7 de outubro,  das 7h às 17h, por meio do número  gratuito 0800-6480148.
O serviço visa solucionar demandas como a verificação do local de votação; o número do título eleitoral; de que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; dentre outras.
As informações também podem ser obtidas no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, tre-sc.gov.br. Outros dois serviços de informação criados pelo TER-SC também estão disponíveis ao eleitor. São eles: o "Tira-Dúvidas"e o "Guia do Eleitor". Ambos podem ser adquiridos impressos nos Cartórios Eleitorais ou ainda visualizados na internet.

Oliveira Mussi
@Mussi_ND
FLORIANÓPOLIS
Read more »

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Terça-feira será marcada por chuva e temperaturas baixas com chance de neve em SC


Em Florianópolis, as temperaturas ficam mais elevadas variando entre 15°C e 21°C


A passagem de uma frente fria pelo oceano, na altura do Litoral do Sul do Brasil, provoca pancadas de chuva com trovoadas especialmente entre o Planalto e o Litoral no decorrer desta terça-feira. A aproximação de uma forte massa de ar frio e seco favorece a ocorrência de chuva congelada ou neve nas áreas mais altas do Planalto Sul durante a noite. As temperaturas sofrem forte declínio ao longo do dia, segundo a Epagri/Ciram.
Em Florianópolis, a mínima será de 15°C e a máxima atinge 21°C, com rajadas de vento de até 60 km/h. Já no Planalto Sul, os termômetros podem chegar a 3°C, enquanto a máxima não passa dos 19°C. Nesta região, há uma baixa possibilidade de neve.  
Fonte: ND SC
Read more »

Jandir Bellini lidera pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Itajaí


Deodato Casas aparece em segundo lugar.

Arte/ND
pesquisa eleitoral Itajaí
Jandir Bellini, Deodato Casas e Níkolas Reis disputam a preferência dos eleitores

Jandir Bellini, do PP, está liderando na pesquisa para prefeito em Itajaí realizada pela Accord/RICTV/ Notícias do Dia. Bellini tem 48% na estimulada e 39% na espontânea. O médico Deodato Casas, do PSDB, aparece em segundo lugar, com 36% na estimulada e 28% na espontânea. O candidato petista, Níkolas Reis, tem 13% na estimulada e 11% na espontânea. 

A rejeição dos três candidatos a prefeito de Itajaí está equilibrada. O prefeito Bellini aparece com 16% de rejeição, 1% a mais que os outros dois candidatos. Conforme os entrevistados, 36% não mudarão mais seu votos, mas 20% diz que ainda poderá optar por candidato diferente do que optou na pesquisa e, 17% afirma que o voto está vinculado às propostas apresentadas. 

Na avaliação da administração de Belllini na Prefeitura, 14% dizem que é ótima, 48% dizem que é boa, 8% regular positiva, 15% regular e outros 13% afirmam achar a administração do prefeito entre regular negativa e péssima. Os entrevistados ainda avaliaram o Governo do Estado e o Governo Federal.
Mais dados:
Pesquisa espontânea: 
Branco: 3% 
Nulo: 2% 
Não sabe/não respondeu: 17%  
Pesquisa estimulada: 
Branco: 2% 
Nulo: 1% 
Não sabe/não respondeu: Menos de 1%
pesquisa eleitoral Itajaí

Read more »

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Furtado material de campanha da equipe de Marketing de Gean Loureiro


Representantes de Hiram de Melo alegam que arquivos foram copiados dos computadores sem autorização.


Everton Palaoro
@Palaoro_ND
FLORIANÓPOLIS
A campanha do deputado federal Gean Loureiro (PMDB) à prefeitura da Capital ganha ares de novela mexicana. A 17 dias da eleição, o candidato está na terceira equipe de marqueteiros. No capítulo de ontem, a história ganhou contornos policiais. Os representantes de Hiram Pessoa de Melo, desligado no começo da semana, registraram um B.O (Boletim de Ocorrência) acusando o grupo de Gean por furto de imagens. O material foi copiado dos computadores sem a devida autorização. Os equipamentos estavam na emissora de televisão de Djalma Berger (PMDB), em São José.
Hiram afirmou que não teve envolvimento com o fato do caso parar na polícia, mas aprovou a decisão dos colaboradores. “Estou fora da cidade. Meu pessoal está tratando disso, já que foi uma invasão da privacidade deles. Aprovei a decisão de registrar o B.O”, avaliou. O publicitário ressaltou que não acredita na participação do candidato peemedebista na ação. “Não acredito que foi o Gean que autorizou. Isso foi feito por ratos de campanha. Sempre tem algum aloprado”, argumentou. Segundo ele, o rompimento foi motivado pela falta de pagamento do acordo firmado. Ele alega ter recebido apenas 11% do acertado.
A assessoria de Gean informou que o candidato desconhece a acusação. Segundo o coordenador de comunicação, Roger Bittencourt, há possibilidade de Hiram permanecer como estrategista da campanha do deputado federal. “Houve a decisão da coordenação de substituir a produtora que finalizava os programas. Em segundo lugar, foi feito o convite para o Hiram continuar na definição das estratégias”, explicou. Gean não concedeu entrevistas sobre o assunto - mandou nota oficial.
Read more »

Candidatura de Ivon de Souza, em Palhoça, é indeferida pelo TRE


Advogados do candidato do PSDB já entraram com recurso junto ao TSE.


Rafaella Martins Soares da Silva
@rafamartins1110
PALHOÇA

Rosane Lima/ND
ivon de souza candidatura impugnada
Ivon de Souza afirmou que campanha prossegue normalmente

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) indeferiu na tarde desta quinta-feira, por unanimidade, a candidatura de Ivon de Souza à prefeitura de Palhoça. A ação foi impetrada pelo presidente do PSDB de Palhoça, Carlos Alberto Fernandes Júnior, que não aceitou a nomeação de Ivon, alegando ser uma imposição do Diretório Nacional. Os advogados do candidato já entraram com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ele afirmou que a campanha prosseguirá normalmente.
FONTE: ND SC
Read more »

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Russomanno concede entrevista ao SPTV, mas tem poucas chances de falar sobre seu plano de governo



Celso Russomanno 10 participou de mais um compromisso de agenda nesta quinta-feira (20). O candidato compareceu à primeira edição do telejornal SPTV, apresentado por Cesar Tralli, e teve menos da metade dos oito minutos da entrevista para falar sobre seu plano de governo. Mais uma vez a imprensa preferiu dar destaque a questões religiosas.
Inicialmente questionado sobre suposta ligação com a Igreja Universal, Russomanno novamente disse que sua equipe de campanha é formada por pessoas de todas as denominações religiosas. “No meu partido 80% das pessoas são católicas, 20% são evangélicos e destes 20%, apenas 6% são membros das Igreja Universal. Eu quero trabalhar por São Paulo e garantir que independente de religião, os templos tenham segurança para existir. Seja qual for o segmento, todos serão respeitados”.
Preocupado em apresentar suas propostas e discutir ideias, Russomanno foi bombardeado com perguntas que fugiram do tema, justamente o objetivo da conversa. “Vamos falar sobre São Paulo? Discutir religião não vai nos levar a nada. Nós devemos respeito aos eleitores e eles esperam que nós falemos sobre a cidade”, insistiu o candidato do PRB ao jornalista.
Após o pedido para voltar ao interesse da entrevista, o candidato foi questionado sobre a proposta do aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana. “A atual gestão gasta R$ 120 milhões com seguranças particulares, e que poderiam ser substituídos pela Guarda Civil Metropolitana, que faria patrulha nas ruas dando 
Read more »

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Com sete vereadores a mais, Câmara de Florianópolis procura soluções de espaço


Número de legisladores vai subir de 16 para 23 em 2013.


Everton Palaoro
@Palaoro_ND
FLORIANÓPOLIS
Divulgação
câmara dos vereadores de florianópolis
Plenário é o único espaço que tem previsão de adaptação

A Câmara de Vereadores tem uma dor de cabeça pela frente. A menos de quatro meses da posse, falta espaço para acomodar os sete novos legisladores. A partir de ja­neiro, o número de vagas passa dos atuais 16 para 23. Até agora, a úni­ca ação efetiva foi lançar licitação para readequar os móveis do ple­nário. Reformular o espaço, alugar outro imóvel e até adquirir edifício estão entre as opções.
O diretor fi­nanceiro da Câmara, José Luiz Co­elho, foi incumbido de reorganizar a casa. Segundo ele, a tarefa é com­plicada já que as alterações não podem trazer despesas. “Estamos correndo contra o tempo. Ainda não sabemos se vamos reduzir os gabinetes ou alugar um imóvel. A Câmara tentou adquirir um edifí­cio, mas tudo indica que não será a solução”, comentou. Profissionais que trabalham no prédio, defen­dem que os novos colegas sejam acomodados no mesmo local para facilitar os serviços.
Coelho disse que as alterações na legislação au­mentaram o número de represen­tantes, ao mesmo tempo reduziram o valor repassado pela prefeitura para manutenção do Legislativo de 6% para 5% ao ano. Além das 320 pessoas, que trabalham nos 5.600 metros quadrados do edifício, será necessário encontrar lugar para pelo menos outras 49: sete verea­dores e 42 assessores.
Prédio foi comprado em 2004
A sede da Câmara ocupa dois lados da mesma esquina entre a rua dos Ilhéus e a Padre Miguelinho, no Centro de Florianópolis. O edifício de número 15, construído na década de 1970, tem 11 andares ocupados por diretores, assessores e parlamentares. Além disso, há outros três pavimentos, onde estão instalados o plenário, o plenarinho e a garagem.
O imóvel foi adquirido pelo Legislativo em 2004 por R$ 4,5 milhões, parcelado em 60 meses. A imponente fachada com jardim e painel de mosaico foi paga pela Prefeitura de Florianópolis. Além da falta de espaço, a estrutura tem problemas de infiltração no telhado. “O atual presidente [Jaime Tonello (PSD)] resolveu uma série de problemas como falta de equipamentos. Houve dificuldade porque ele não pode deixar dívidas para o próximo exercício”, justificou o diretor financeiro, José Luiz Coelho.
A garagem da Câmara tem número de vagas reduzido, comporta apenas seis automóveis. Fora isso, faltam lugares nos estacionamentos rotativos nas ruas do entorno.
Problemas novos e antigos acalentam uma discussão nos bastidores do Legislativo, a necessidade da construção de um novo prédio fora da região central. O diretor administrativo confirma os boatos. “É uma conversa que circula, mas que não avançou. O ideal seria construir um centro administrativo para a Câmara e para a prefeitura, mas para isso, presidente e prefeito precisam estar alinhados politicamente”, resumiu José Luiz Coelho.
Segundo ele, o prédio atual pode render entre R$ 15 milhões e R$ 19 milhões em uma eventual negociação.
Fonte: ND
Read more »

Candidato a prefeito de Laurentino dá festa e tem registro cassado



Comida e bebida de graça em "comício do 45" caracteriza abuso do poder econômico.

Divulgação
Festa registrada pelos funcionários da Justiça Eleitoral


(Sidney da Silva – Folha do Alto Vale - Especial para NDonline) - O candidato a prefeito de Laurentino, Gilberto Marchi (PSDB), e a vice, Ivete Terezinha Losi Dalpiaz (PP), tiveram o registro das candidaturas cassado por abuso de poder econômico. A sentença do juiz eleitoral da 102ª Zona, Geomir Roland Paul, foi anunciada nesta segunda-feira no final da tarde. A decisão foi em decorrência de uma festa promovida no dia 18 de agosto, com a distribuição gratuita de carne e bebida para cerca de 200 pessoas. A partir de uma denúncia, os servidores da Justiça Eleitoral, Danilo Nogueira Marra e Rodrigo Leonardo Bilck, estiveram no local e confirmaram as informações. O processo foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral que determinou a abertura do processo.
Para o juiz, se a distribuição gratuita de bebida e comida para os eleitores não for coibida, outras festas serão realizadas até no dia 7 de outubro. “O candidato manda fazer e depois diz que não sabia o que estava acontecendo”. Paul observou que no dia 18 pela manhã recebeu ligação telefônica de um servidor, repassando a informação de realização do churrasco, promovido por uma agremiação, cuja chapa majoritária é encabeçada pelo empresário Gilberto Marchi, que tem como vice, Ivete Terezinha Losi Dalpiaz. Os dois funcionários da Justiça Eleitoral comprovaram o fato. Filmagem e as fotos foram anexadas ao auto de constatação. Eles ouviram informalmente três participantes. Um deles confirmou que era “comício do 45 com bebida e comida de graça”.
O Ministério Público abriu investigação. Foram ouvidas as testemunhas e os dois servidores da Justiça Eleitoral. “A coligação representada não contestou o mérito, não negou que se tratava de um comício político. Chamou cinco testemunhas, mas na hora de audiência de instrução e julgamento desistiu da inquirição delas”, observou o juiz.  O fato, segundo ele, “praticamente se tornou incontroverso, o que levou a procedência da investigação judicial’.
Segundo Paul, foi comprovado abuso do poder econômico, culminando com a declaração de inelegibilidade dos candidatos por oito anos, além da cassação do registro de candidatura anteriormente aprovado. “A coligação apresentou defesa atacando preliminarmente o ato dos servidores, mas no caso da Justiça Eleitoral, é outorgado ao juiz e aos seus servidores o poder de polícia”.
De acordo com Paul, outro argumento defendido pela coligação é de que os candidatos não estavam no local. “Ainda que não estivessem, são eles que vão angariar todos os frutos políticos daquele evento. São diretamente beneficiados e acabam por desequilibrar a disputa eleitoral”. Para o pleito de 7 de outubro, os candidatos Gilberto Marchi e Ivete Terezinha Losi Dalpiaz continuam normalmente na disputa. Caso o TRE mantenha a sentença proferida, os votos recebidos são considerados nulos e a chapa concorrente será proclamada eleita.
O coordenador de campanha da Coligação Laurentino Para Todos (PSDB/PP/PTB/PSL/PSB/PSD), Salésio Nardelli, soube da sentença pela reportagem da Folha do Alto Vale. O advogado Giovan Nardelli também desconhecia a decisão do juiz Geomir Roland Paul. O procurador disse que quando for notificado entrará com recurso junto ao TRE. “Não existe elemento condenatório. A única intenção é de desestabilizar a campanha. Por isso tenho certeza que a decisão será revertida no Tribunal [Regional Eleitoral]”, complementou.
Fonte: ND
Read more »

Vereador de Sombrio tem prisão decretada por compra de votos


Candidato a reeleição, "Grosso" está foragido

imgRafaella Martins Soares da Silva
@rafamartins1110
FLORIANÓPOLIS
A Polícia Civil de Sombrio está aguardando a apresentação do vereador e candidato à reeleição Elisandro Guimarães, conhecido como “Grosso”. Segundo o delegado responsável pelas investigações, Luis Otávio Pohlmann, familiares do parlamentar informaram que ele deverá se entregar a polícia nas próximas horas. De acordo com o Guimarães, o primeiro candidato a ter prisão preventiva decretada por compra de votos no estado nesta eleição, já é considerado foragido.
Segundo informações do delegado, a polícia chegou até Guimarães após uma investigação sobre roubo de gados na região, conhecido como crime de abigeato. Dentre os investigados estava o agricultor Josivan Coelho Pereira, 33. Apesar de não comprovar a participação dele no roubo, através das escutas telefônicas, descobriu-se que o Josivan era um dos cabos eleitorais do candidato e por diversas vezes intermediou as negociações entre eleitores e o candidato. Após abrir uma nova investigação para averiguar o crime de compra de votos, a polícia ouviu cerca de vinte pessoas que admitiram ter recebido algum benefício. Dentre as doações, estavam carteira de motorista, materiais de construção, exames médicos e gasolina.
Seis pessoas tiveram a prisão preventiva decretada. Quatro cabos eleitorais já estão presos na delegacia de Sombrio, entre eles, dois empresários da região. Já o agricultor, assim como o vereador e candidato à reeleição, está foragido. A polícia já encaminhou o relatório final a 54ª zona eleitoral, e a Promotora Eleitoral Elizandra Sampaio Porto já indiciou todos os envolvidos. De acordo com a policia, os eleitores que comprovaram o recebimento também deverão ser punidos, correndo risco até mesmo de ter a prisão decretada.
Doações proibidas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), qualquer doação, distribuição de brindes e presentes, ou qualquer coisa que vise benefício próprio pode caracterizar compra de voto, porém cabe ao juiz eleitoral analisar as provas, que podem ser gravações, testemunhas ou a apresentação da doação, e decidir se enquadra ou não como crime eleitoral.
Conforme consta no inciso 5°, do artigo 23, da Lei 9504/97, “Ficam vedadas quaisquer doações em dinheiro, bem como de troféus, prêmios, ajudas de qualquer espécie feitas por candidato, entre o registro e a eleição, a pessoas físicas ou jurídicas”.
Fonte ND 
Read more »

"O partido do Zé Alencar"

"O partido do Zé Alencar"

PRB MULHER - SC

PRB MULHER - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB JOVEM - SC

PRB JOVEM - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB VERDE - SC

PRB VERDE - SC
Filie-se, faça parte deste projeto.

PRB TRABALHADOR - SC

PRB TRABALHADOR - SC
Filie-se, faça parte deste projeto

PRB AFRO - SC

PRB AFRO - SC

As 10 postagens mais acessadas do Blog

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.